terça-feira, 1 de maio de 2012

Visita a trabalho da Coordenadora do NEGA ao Ceará em trabalho na UFC

Tivemos a oportunidade de fazer a conferência de abertura da I Jornada de Estudos de Gênero, na Universidade Federal do Ceará...


A convite da professora doutora Edilene Ribeiro, pesquisadora do CNPQ e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Outras vozes: Gênero e Literatura, visitem o site para conhecer:


www.generoeliteratura.com.br


Nesta conferência de abertura falei dos novos romances de temática sobre a negritude, como o romance Kalunga, de Custódia Wolney, cuja pesquisa da Comunidade dos Quilombos de Kalunga, no Estado de Goiás lhe rendeu a escritura de dois romances. E a autora está lançando em breve um novo romance sobre as questões da negritude no Brasil colônia.






Foram dias incríveis, uma semana linda em contato com professores e alunos, alunas estudantes de Gênero, com palestras tratando de escritoras do Ceará, de mulheres da Antiguidade Clássica, da Pintura transgressora de Tarsila do Amaral, de escritoras brasileiras no século XVIII e muito mais. 


Com apresentações belíssimas do Grupo de Extensão Verso e Boca, declamando poemas de Florbeca Spanca, Fernando Pessoa, Cecília Meireles e muita gente boa... Além das apresentações do Grupo UNIDUNI_LER, dramatizando contos como o da "Donzela Guerreira", números musicais com orquestra de flautas... Enfim, uma programação recheada do melhor saber na área de Gênero e Literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário