domingo, 3 de março de 2013

ELEONORA Menecucci ganha medalha Ruth Cardoso


02/03 - Ministra Eleonora será homenageada, na 2ª feira, com a medalha Ruth Cardoso






Data: 02/03/2013
02/03 - Ministra Eleonora será homenageada, na 2ª feira, com a medalha Ruth Cardoso
Ministra das Mulheres é distinguida por atuação feminista
Honraria reconhece trabalho de Menicucci à frente da SPM e trajetória dedicada aos direitos das mulheres, pesquisa e educação em São Paulo 
A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), é uma das personalidades homenageadas pela V Medalha Ruth Cardoso. A entrega acontecerá nesta segunda-feira (04/03), às 19h30, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.
Concedida pelo Conselho Estadual da Condição Feminina, a honraria é destinada a mulheres que se destacam por trabalhos voltados à igualdade de gênero. Menicucci é reconhecida pela gestão da SPM, desde fevereiro de 2012, e por suas atuações no movimento feminista, na defesa dos direitos humanos e na ciência, como pesquisadora e professora.
Mineira da cidade de Lavras, a ministra Eleonora foi militante política em organizações de esquerda contra o regime militar. Presa em 1971, passou quase três anos no presídio Tirantes, em São Paulo. Ao sair da prisão, iniciou carreira docente na Universidade Federal da Paraíba. Como pesquisadora e professora titular da Universidade Federal de São Paulo, publicou vários artigos e estudos acadêmicos sobre a situação das mulheres nos campos da saúde, violência e trabalho.
"Como mulher, acadêmica e ministra de Estado, tenho muito orgulho de receber a medalha Ruth Cardoso, ela que nos deixou um legado de luta pelos direitos das mulheres, além de uma grande e consistente produção acadêmica", diz a ministra Eleonora. Em agosto de 2012, Menicucci recebeu o título de cidadã paulistana, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo.
A presidenta do Conselho Estadual da Condição Feminina, delegada Rose, explica a escolha da ministra entre as homenageadas. "A escolha de Eleonora Menicucci não se deu porque ela agora é ministra, mas pela sua história de luta pelas mulheres", explica.
Memória - A Medalha Ruth Cardoso foi institucionalizada, em novembro de 2008, e é entregue, todos os anos, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Antropóloga, professora universitária e engajada na defesa dos direitos das mulheres, ela esteve envolvida na criação do conselho paulista, do qual se tornou integrante. Foi primeira-dama do Brasil e faleceu em 2008.
Entrega da Medalha Ruth Cardoso à ministra Eleonora Menicucci
Data: 4 de março de 2013 (segunda-feira)
Horário: 19h30
Local: Palácio dos Bandeirantes (Av. Morumbi, 4500 – Morumbi) – São Paulo/SP
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais: Ícone_face/spmulheres e Ícone_twitter@spmulheres

Um comentário:

  1. Dona Ruth Cardoso merecia essa medalha em vida, não depois de morta para a "honra" de outros.

    ResponderExcluir