quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Professora Cecília Salgado ganha 10ª Edição do Prêmio "Mulheres na Ciência"

Pesquisadora da UFRJ é uma das ganhadoras do prêmio 
ASSESSORIA DE IMPRENSA - GABINETE DO REITOR
assessoria@reitoria.ufrj.br

FONTE: http://www.ufrj.br/mostranoticia.php?noticia=15564_Pesquisadora-da-UFRJ-e-uma-das-ganhadoras-do-premio-.html

A professora Cecília Salgado, pesquisadora do Instituto de Matemática da UFRJ, foi uma das vencedoras da 10º edição do prêmio “Para Mulheres na Ciência”, único programa brasileiro voltado às mulheres cientistas, realizado pela L’Oréal em parceria com a Unesco no Brasil e com a Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Foram sete vencedoras no total, selecionadas pela qualidade de seus currículos e pelo potencial de suas pesquisas, desenvolvidas em instituições brasileiras. Como prêmio, cada uma receberá uma bolsa-auxílio de US$ 20 mil (convertidos em reais).
A pesquisadora estuda códigos corretores de erros, fundamental na solução de falhas na transmissão de informação por sistemas de comunicação como linhas telefônicas ou discos rígidos.
Ela acredita que o prêmio vem consolidar seu trabalho desenvolvido nos últimos seis anos. “Espero que este reconhecimento abra portas e desperte o interesse de maismulheres para a Matemática. Os trabalhos selecionados sempre são de extrema relevância e só o fato de dar mais visibilidade a pesquisas desenvolvidas por mulheres já é maravilhoso”, incentiva a cientista carioca que escolheu a matemática por ser base de diversas áreas científicas.
Os 10 anos de Para Mulheres na Ciência
Ao longo da década, o prêmio já reconheceu e promoveu o trabalho de 68 jovens cientistas de diversos estados do país. Foram distribuídos mais de US$ 1,3 milhão (convertidos em reais) em bolsas-auxílio.
Para celebrar o aniversário de 10 anos, diversos seminários foram realizados em universidades brasileiras, com a participação das vencedoras de anos anteriores, para discutir e estimular a ciência no Brasil e a participação feminina no desenvolvimento de pesquisas.